O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo analisar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

QUEM PRECISA FAZER?

A cada ano, o MEC divulga uma relação de cursos que devem ser avaliados. Todos os estudantes concluintes dos cursos selecionados precisam realizar o exame, pois a participação no Enade é obrigatória e aqueles que estiverem em situação irregular não terão seus diplomas expedidos.

O QUE É O CONCLUINTE?

É o aluno que tenha previsão de conclusão do curso até o mês de julho de 2020 ou aquele que tenha completado 80%, ou mais, da carga horária curricular mínima até dia 31 de agosto de 2019.

QUAIS AS VANTAGENS

Um bom desempenho no Enade pode render vantagens como, por exemplo, destaque em processos seletivos para vagas de emprego ou cursos de pós- graduação, além, é claro, da valorização do diploma diante do mercado de trabalho.

DÚVIDAS

Ainda restou alguma dúvida? Acesse o site oficial do Enade e saiba mais.

CURSOS
AVALIATIVOS

Conforme Portaria Normativa MEC nº 828, de 16 de abril de 2019, o Enade 2019 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos Estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA E URBANISMO

Biomedicina

BIOMEDICINA

Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA

Enfermagem

ENFERMAGEM

Engenharia Ambiental

ENGENHARIA AMBIENTAL

Engenharia Civil

ENGENHARIA CIVIL

Engenharia de Produção

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Engenharia Química

ENGENHARIA QUÍMICA

Farmácia

FARMÁCIA

Fisioterapia

FISIOTERAPIA

Medicina Veterinária

MEDICINA VETERINÁRIA

Nutrição

NUTRIÇÃO

Odontologia

ODONTOLOGIA

Estética e Cosmética

ESTÉTICA E COSMÉTICA

Gestão Ambiental

GESTÃO AMBIENTAL

Radiologia

RADIOLOGIA